NOSSO RODA DE AGOSTO

Em agosto nosso Roda Palavra estará à gosto de Sylvia Orthof, escritora de textos inspirados, irreverentes e divertidos.
Sylvia se dedicava de corpo e alma ao teatro, fez de tudo nas artes dramáticas: escreveu, atuou, dirigiu e fez figurinos até que Ana Maria Machado a convenceu a escrever textos infantis. No começo ela achou que não iria conseguir, mas pegou gosto e escreveu mais de 120 livros. Muitos deles receberam prêmios importantíssimos, inclusive o Jabuti.
Como escritora quebrou tudo quanto é estereótipo na literatura infantil brasileira, com o seu texto desobediente, esmerado, abusado, feito de riso, provocação e arrepio. A criatividade de Sylvia Orthof jamais coube em rótulos.
Além de questionar velhos conceitos, Sylvia Orthof sempre vivia do modo como escrevia: espalhando encantamento por onde passava. Sylvia era apaixonada por jardins e flores. Aliás, a sua favorita era a Maria sem Vergonha. Sylvia revelou numa entrevista: “Gosto muito dessa flor. Lá em casa, temos uma escada, no jardim. E as flores não quiseram nascer no canteiro. Elas nasceram por entre as pedras do muro. Sempre assim. Nascem nos lugares mais impossíveis. Aí um rapaz queria cortá-las das pedras, mas eu reagi: - Não faça isso. Elas lutaram tanto por esse lugar. O jardim é uma coisa que precisa de atenção, como os livros. Mas não gosto daqueles jardins muito cuidados. Podados demais. As plantas, como as histórias, têm direito de espreguiçar onde quiserem”. E as histórias da Sylvia continuam espreguiçando, ou melhor, continuam despertando leitores de toda idade.

Esperamos todos dia 14 de agosto às 14:00 horas para uma roda que promete muita animação.

Um grande abraço.

Selma e Tom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário