RESENHA DE AGOSTO: Uma Roda dedicada ao humor!

Nosso agosto foi com gosto gostoso de risada e pitadas de irreverências temperadas com traquinagens, bem ao gosto de Sylvia Orthof, nosso tema do mes!

Brincadeiras, humor inteligente, Sylvia sabia usar o texto com maestria, brincar com o leitor num jogo jogado de palavras construído com o domínio de quem conhece tudo, dos bastidores à coxia, da relação autor-leitor, ator-expectador!

Esta autora moleca sabia como explorar todo o potencial do diálogo possível entre narrador e o leitor, sempre abrindo parenteses para comentários, confidências, brincadeiras e piadas inteligentes. Os jovens leitores são trazidos para bem perto, ouvido ao alcance do cochicho da autora que lhes segreda, com muito humor, constatações às vezes filósoficas, às vezes políticas, às vezes psicológicas, às vezes molecagem pura! Uma autora que usava o humor para levantar temas polemicos e tabus, questões políticas, educativas e sociais, respeitando a inteligencia do pequeno leitor e reverenciando a sua capacidade crítica.
Sylvia Orthof era livre em sua escrita, liberta dos padrões de certo e errado, sem as amarras da razão, do sentido lógico. Em seus livros propunha viagens imaginativas surpreendentes, abusava do imprevisível e nos diverte ia a valer com um non sense que faz todo o sentido!

E assim foi a nossa roda, "orthofeamos", impregnados do humor leve, gostoso e maroto desta grande autora.

Relação de Livros compartilhados na Roda (Sylvia Orthof)

Ciranda do anel e céu
Maria-vai-com-as-outras
João Feijão
Malaquias
Guardachuvando doideiras
Cadê a peruca do Mozart?
Eu chovo, tu choves, ele chove ...
Ovos nevados
Foi um ovo, uma ova
Um pipi choveu aqui (Conto com você – vários autores)
Ponto de tecer poesia
O sapato que miava
Galo, Galo não me calo
O bicho carpinteiro (Os bichos que tive)
Um elefante incomoda muita gente (Os bichos que tive)
São Francisco bem-te-vi
Mudanças no Galinheiro Mudam as Coisas por Inteiro (Contos de estimação – vários autores)

E foi tão bom, que decidimos ter bis da mesma energia, desta vez, escolhemos Tatiana Belinky, outra autora que brinca com as palavras e que tem o dom de levar humor para as crianças de várias faixas etárias. A leitora guia, e não poderia deixar de ser, será nossa eterna criança Rachel - qualquer semelhança não é mera coincidencia!

Tatiana Belinky
Dia 11 de setembro
Leitor-guia: Rachel

Nenhum comentário:

Postar um comentário