Nosso encontro de Agosto/2015 - Monteiro Lobato

Polêmico, contraditório, rebelde, inovador, encantador, visionário, empreendedor, racista, educador, autor criativo.... muitos adjetivos poderiam qualificar este brasileiro, mas principalmente o de grande precursor da literatura infantil brasileira. 

Figura que até hoje arrebata profundas e leais simpatias, ao mesmo tempo que inspira fortes e graves rejeições!

E foram todos esses aspectos que nos levaram a escolher Monteiro Lobato como nosso tema de agosto. Nossa Roda aconteceu, então, como se estivéssemos à sombra de uma jabuticabeira, numa tarde de primavera, degustando e nos deliciando com suas histórias, sua vida e seus personagens. Buscamos um olhar tranquilo sobre as questões tão delicadas e controversas que envolvem principalmente as acusações de racismo em sua obra.


Criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo e de toda uma gama de personagens que atravessaram o tempo e continuam alegrando e encantando as nossas crianças, Monteiro Lobato é defendido por inúmeros escritores renomados que cresceram encantados com sua obra e que a tiveram como fonte inspiradora para suas próprias criações. Não se pode negar a importância da sua obra e como ela foi significativa como fonte de lazer e conhecimento para diversas gerações. Até hoje.

Por outro lado, não se pode ignorar, que a leitura de sua obra, hoje, requer um acompanhamento cuidadoso para esclarecer e atualizar certos conteúdos negativos no que tange ao racismo e desvalorização de parte da cultura popular brasileira.



Apesar de toda controvérsia, nos revelamos fãs da sua obra, que será eterna na literatura infantil brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário