Nosso encontro de Setembro/2015 - Ana Maria Machado

Com mais de 100 livros publicados, 17 milhões de exemplares vendidos, muitos títulos traduzidos em 18 países e muitos prêmios nacionais e internacionais importantes, Ana Maria Machado não poderia ficar fora de nossa Roda.

"Ou entendemos que não há educação sem leitura e nos alarmamos com a situação brasileira, ou estamos perdidos”.
Ana Maria Machado

Para ela, ler não é obrigação, é um direito que se conquista e que precisa de estímulo. '"primeiro incentivo para que uma criança leia é o exemplo. Que vem de casa e da escola, e abre, capítulo após capítulo, novas possibilidades de entender o mundo e viver melhor."

Ao expor suas ideias sobre escolas e literatura, Ana aponta a importância do exemplo: "a experiência mostra que professor que obriga a ler, escolhe livros chatos e depois faz perguntas em tom de cobrança só afasta a criança do livro. E, no Brasil, infelizmente, as duas profissões que mais lidam com a palavra escrita e que mais deveriam ler - os professores e os jornalistas - são os que menos leem literatura."

Em seu site oficial "www.anamariamachado,com", Ana Maria Machado faz algumas revelações para as crianças:
"Adoro o meu trabalho. Ainda bem, porque acho que não ia conseguir viver se não escrevesse. Já fui professora, já fui jornalista, já fiz programa de rádio, já tive uma livraria e nesse tempo todo nunca parei de escrever."


Em nossa Roda além da vida da biografia da autora, nos deleitamos com a leitura de várias de suas obras, a lista dos livros que rodaram na roda pode ser vista em: Livros de Ana Maria Machado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário